janeiro 18, 2011

A politica na Vizeu de ontem e na Viseu de hoje!

A páginas tantas reza assim o ANNUARIO DO ARCHIVO PITTORESCO PUBLICAÇÃO MENSAL, Nº 26, FEVEREIRO 1866:

"Alguns influentes do concelho de Vizeu nomearam uma grande commissão para vir a Lisboa solicitar do sr. ministro das obras publicas os melhoramentos de que mais carece parte do districto de Vizeu. A commissão escolhera para seu presidente o sr. deputado Thomaz Ribeiro, que também é do mesmo districto. A pretenção dos vizienses, que desejam ver realisada, consiste no seguinte: que se construa a estrada de Vizeu a Lamego pelo mais curto trajecto, devendo passar por Cota a entroncar em Tarouca, na que d'esta povoação vae a Lamego; que o caminho de ferro da Beira se avisíuhe quanto possível da cidade de Vizeu, offerecendo-se alguns vizienses technicos para fazerem o reconhecimento da conveniente directriz;
O ministro recebeu a commissão com benevolência, achou razoáveis as pretenções, e declarou que se empenharia para que os desejos dos cavalheiros que a compunham, e em geral dos vizienses, fossem satisfeitos. Parece, pois, que em breve principiarão os estudos da estrada de Vizeu a Lamego, conforme a indicação da commissão, ficando aquella de segunda ordem, e a que segue por S. Pedro do Sul de terceira, alterando-se n' esta parte a respectiva lei."

Um século e meio depois, Viseu é a única cidade de média dimensão europeia que não é servida pela linha férrea, a Auto-Estrada Viseu x Coimbra é para esquecer e a A25 terá portagens bem caras a partir de Abril. Não há por aí uma comissão de ilustres que vá a Lisboa explicar os problemas que isto representam para a região? Ou esperamos que os deputados de Viseu o façam? Ah, nenhum se chama Thomaz Ribeiro!!?? Então e agora?

1 comentário:

Yves disse...

"Viseu é [uma] cidade de média dimensão europeia" -> is that a joke ???